segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Luz de hoje

Hoje acordei cedo, embora tenha dormido tarde.
Dormir tarde e acordar cedo faz parte de minha rotina. Entretanto hoje, saí um pouco do cotidiano. Sim, fiz a barba logo pela manhã, coisa que quase nunca acontece, geralmente eu faço isso a noite, antes de dormir, mas hoje eu fui um pouco diferente. Estava arrumando a sacola para a viagem rotineira das segundas- feiras, mudar de cidade faz parte de minha rotina, arrumava todas as coisas que cotidianamente preciso; entraram na minha lista mental: roupas, perfume, meias e coisas do gênero, e por um momento de observação mais apurada bati meus olhos em um amor antigo, Clarice. Lá estava no meio das roupas limpas os livros de Lispector. Sem pensar muito coloquei em minha lista de necessidades a leitura, não uma leitura corriqueira, não. Uma leitura necessária. No ônibus não pude fazer outra coisa senão devorar delicadamente cada linha de suas crônicas. Sim, era um livro de crônicas publicadas originalmente no jornal e que naquele instante estavam reunidas todas em minhas mãos. Um presente nada rotineiro. Mesmo que se leia Clarice diariamente, essa leitura jamais se classificaria como rotineira. Ler Clarice é antes de tudo se redescobrir, questionar a si próprio num instante sublime de transcendência. Estou extasiado e em contato com o meu eu mais profundo e misterioso. Esse é o efeito Lispector.

Maick Barreto

2 comentários:

Caio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caio disse...

Sair da rotina é extremamente importante. Eu diria até que necessário. E nada melhor do que sair da rotina lendo coisas que a muito tempo não liamos e que pensavamos que estavam esquecidas. Principalmente quando é aquele autor especial, ai é que realmente esquecemos o que é rotina.
Preciso visitar mais os blogs dos meus amigos. Na verdade já está na hora de eu tomar vergonha nessa cara e criar o meu hehehehe.
Abraço amigo!!!!!!!!!!

Ass: Caio Lírio